O que são indicadores?

   
   

O termo “indicador” tem origem no latim “indicare”, verbo que significa apontar. Indicadores servem, portanto, para indicar um caminho. Ou melhor, possibilidades de caminhos. São trilhas que ajudam a agência a pensar maneiras de conduzir o negócio tendo em vista questões socioambientais e econômicas que estão na pauta do mundo inteiro. Por exemplo: não dá para ignorar a pobreza, o preconceito, a poluição e a degradação ambiental. A pergunta é: como a agência pode contribuir para minimizar esses problemas sem se desviar de seu objetivo primário, que é construir marcas e promover vendas para seus clientes?
A ideia é estimular as agências a colocar essas questões em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um planejamento, de definir um mapa de mídia, de contratar um fornecedor etc.
A sustentabilidade é produto de uma ação coordenada por mentes impregnadas pela ideia da responsabilidade socioambiental.
Os Indicadores de Sustentabilidade foram planejados para permitir à empresa identificar caminhos possíveis para aprimorar sua gestão e seus processos. Existem dois tipos de indicadores: o primeiro, denominado indicador de profundidade, mostra que as empresas podem evoluir de estágios iniciais para estágios avançados, mostrando ações que podem ser implementadas; o segundo, denominado indicador processual, apresenta questões binárias (sim/não) para observar se políticas, práticas de gestão e processos foram implementados em toda a organização. Tendo isso em mente, você é nosso convidado para conhecer os Indicadores e nos ajudar a aperfeiçoá-los.

   
   
             
Associação Brasileira de Agências de Publicidade Escola Superior de Propaganda e Marketing